domingo, 31 de maio de 2020

O Dia da Espiga

Hoje divulgamos alguns textos sobre o Dia da Espiga, elaborados pelos 
alunos de 4.º ano da EB1 da Porta Nova.
QUINTA – FEIRA DA ASCENSÃO
    Quinta-feira da ascensão é o dia que Jesus subiu ou céu depois de 40 dias da sua ressurreição, assim acaba o ciclo da pascoa . Este dia também pode ser chamado quinta-feira da espiga , neste dia, na religião cristã as crianças e os jovens depois da missa juntavam-se e iam recolher ramos de espigas malquereres, rosmaninho, papoulas e ramos de oliveira. 
    A minha mãe contou-me que se ia à espiga para se fazer um raminho e ser guardado junto de um pão até a próxima quinta feira da ascensão. A madrinha da minha da minha mãe dizia-lhe  que assim havia  sempre fortuna em casa.

 Miguel Montezo


Quinta-Feira da Ascensão
            Quinta-feira da ascensão ou quinta-feira da espiga, é uma festa cristã que comemora a Ascensão de Jesus ao céu.
            Em tempos, era feriado nesse dia e era hábito a recolha de ramos de espigas de trigo a que se juntavam os malmequeres, rosmaninho, papoilas e folhinhas de oliveira.
            Estes raminhos eram guardados junto a um pão, até ao ano seguinte. Cada elemento do ramo simboliza um desejo para que em todas as casas não falte o pão, a alegria e o amor.
João Ramalho

Quinta-Feira da Ascensão
    A Festa da Ascensão, conhecida também como Quinta-Feira da Ascensão ou apenas como Ascensão comemora a Ascensão de Jesus  ao céu. É uma  festas  ecumênicas, ou seja, uma das que são comemoradas por todas as igrejas cristãs, juntamente com as celebrações da semana da Paixão, a Páscoa e o Pentecostes. Na Igreja Católica é conhecida também como Solenidade da Ascensão do Senhor. A Ascensão é tradicionalmente celebrada numa quinta-feira, a décima-quarta da Páscoa (segundo a contagem de Atos 1:3), embora algumas províncias  tenham mudado a observância para o domingo seguinte.
          Uma festa popular em Portugal conhecida como "Festa da Espiga" é comemorada no mesmo dia. Como é tradição algumas pessoas na Quinta-Feira da Ascensão vão ao campo colher um raminho de oliveira, de espigas de trigo e de papoilas.
António Maria Marques Paulino




Sem comentários:

Enviar um comentário