sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

O aniversário do rei no Quartas com História

 

O Carnaval dos Animais, de José António Abad Varela, com ilustrações de João Vaz de Carvalho, foi a obra escolhida para as sessões de leitura  que esta semana, no "Quartas com História", desenvolvemos com as crianças da sala 1 do JI do Fojo e da sala 1 do JI dos Bombeiros.

Começámos por explorar a capa do livro e revelar o título, explicando às crianças que esta narrativa se inspira na famosa composição musical "O Carnaval dos Animais", de Camille Saint‑Saëns. Com esta escolha, pretendíamos mostrar-lhes que a literatura e a música são artes que podem caminhar lado a lado, complementando‑se e inspirando‑se mutuamente.😉

Na sala 1 do JI do Fojo😍

De seguida, partimos à descoberta desta curiosa história que nos transporta para uma festa muito especial: o aniversário do leão, o rei da selva. Para celebrar a data, todos os animais são convidados para uma grandiosa festa.😉

As crianças acompanharam com grande entusiasmo o desfile de convidados tão variados quanto inesperados: tartarugas gigantes e lentas, galinhas barulhentas, elefantes poderosos, peixes que surgem como por magia dentro de enormes bolas de água, cangurus saltitões… Quem será o próximo? 🤔Um a um, todos se aproximam para homenagear o rei da selva. 

Na biblioteca escolar, com as crianças da sala 1 do JI dos Bombeiros😍

Aproveitámos a diversidade de animais presentes na história para conversar com as crianças sobre os seus habitats e características, promovendo a observação, a curiosidade científica e o respeito pela biodiversidade. Para finalizar, propusemos uma atividade de ilustração inspirada na narrativa, para que cada criança expressasse a sua criatividade.


No final da sessão, deixámos às educadoras a sugestão de mostrarem às crianças a composição original de Camille Saint‑Saëns, "O Carnaval dos Animais", para que pudessem ouvir um trecho da obra que inspirou a história lida e aprofundar a relação entre literatura, imaginação e expressão musical.😀

Para os mais curiosos, deixamos também aqui uma interpretação da composição de Camille Saint‑Saëns.


Conheces O Carnaval dos Animais de José António Abad Varela?😉

Disponível na biblioteca escolar.😍



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

10 fevereiro - Dia da Internet Mais Segura 2026

Durante o mês de fevereiro, em todo o mundo, decorrem diversas iniciativas que visam alertar para a importância de se usar a internet de forma segura e responsável.  

Em Portugal, este ano, o  Dia da Internet Mais Segura, que tem como propósito promover ambientes digitais mais seguros, éticos e inclusivos, será assinalado no dia 10 de fevereiro.

O tema deste ano,Ciberbullying, proposto pelo Centro Internet Segura,  convida à reflexão e à ação sobre comportamentos de risco online, discurso de ódio, empatia digital e responsabilidade coletiva.

São várias as atividades que podem ser levadas a cabo  com alunos, docentes ou comunidade educativa e a RBE tem várias propostas e recursos que podem ser consultados aqui


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

“Quem Foi ao Ar…” - rir, pensar e aprender

 

Na semana passada, estivemos com as turmas BB23A e BB3 a trabalhar a compreensão da obra Quem Foi ao Ar…, de Maria Leitão.😉

Começámos pela exploração da capa e, pouco depois, mergulhámos nesta história rimada e divertida, que rapidamente conquistou a atenção dos nossos convidados.

No pomar, há um banco irresistível, perfeito para descansar… e todos os animais o querem ocupar. O cão Alves mal consegue esperar, mas — que azar — o gato Alfredo já lá está sentado. 😒 As doninhas de cauda malhada também se querem sentar… 😓E agora? Quem ficará, afinal, com o tão desejado lugar?😕

A sucessão de animais que vão “perdendo” o seu espaço no banco serviu de mote para estarmos à conversa com os alunos e alunas sobre respeito, tolerância, gestão de frustrações e a importância do diálogo.

Para consolidar a compreensão da narrativa, preparámos duas propostas de atividades diferentes. O objetivo era perceber se tinham identificado os acontecimentos principais, as motivações das personagens e a mensagem central da obra.

Com estas atividades pretendíamos reforçar a interpretação, a memória e a capacidade de refletir sobre o que se lê — competências essenciais para formar leitores críticos e autónomos.

Disponível na biblioteca escolar.