Há uns dias atrás, os
alunos das turmas A e B do 7.º ano puderam disfrutar de uma aula de Matemática
um pouco diferente e com bons resultados na aprendizagem!
O objetivo foi estudar
polígonos semelhantes, mais
concretamente saber o que é que acontece às medidas dos lados e às amplitudes
dos ângulos de um polígono quando o ampliamos ou reduzimos.
As duas aulas
dedicadas a este estudo decorreram na biblioteca escolar, onde foi possível ter
acesso a computadores com um software
muito especial, o GeoGebra, o qual sustentou todo o trabalho de pesquisa
desenvolvido pelos alunos, organizados em grupos de dois ou três elementos. O
mais importante foi que com esta experiência os alunos aprenderam, e não
esqueceram, que as ampliações e as reduções são transformações geométricas que fazem
aumentar ou diminuir na mesma proporção as medidas de todos os lados de um
polígono e conservam as amplitudes dos seus ângulos, dando origem a outros
polígonos que, embora com dimensões diferentes, têm a mesma forma que o
original.
Atenção que em
Matemática semelhante não significa parecido! Trata-se de um conceito novo
para os alunos do 7.º ano e está relacionado com a noção de forma: dizemos que duas figuras são
semelhantes quando têm a mesma forma, o que significa que uma delas foi obtida
a partir da outra através de uma ampliação, de uma redução ou de uma cópia
simples. Sim! Sempre que vais à reprografia tirar qualquer tipo de cópia de uma
figura, o que recebes é outra figura com a mesma forma da original, podendo as
dimensões variar…
O GeoGebra permite
efetuar construções geométricas dinâmicas, com a grande vantagem de ser um software de livre acesso.
Falta agradecer toda a
colaboração prestada pelo pessoal da biblioteca escolar. Obrigado e… até à
próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário