segunda-feira, 13 de maio de 2019

Matemática, uma aula diferente!



Há uns dias atrás, os alunos das turmas A e B do 7.º ano puderam disfrutar de uma aula de Matemática um pouco diferente e com bons resultados na aprendizagem!

O objetivo foi estudar polígonos semelhantes, mais concretamente saber o que é que acontece às medidas dos lados e às amplitudes dos ângulos de um polígono quando o ampliamos ou reduzimos. 

As duas aulas dedicadas a este estudo decorreram na biblioteca escolar, onde foi possível ter acesso a computadores com um software muito especial, o GeoGebra, o qual sustentou todo o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos, organizados em grupos de dois ou três elementos. O mais importante foi que com esta experiência os alunos aprenderam, e não esqueceram, que as ampliações e as reduções são transformações geométricas que fazem aumentar ou diminuir na mesma proporção as medidas de todos os lados de um polígono e conservam as amplitudes dos seus ângulos, dando origem a outros polígonos que, embora com dimensões diferentes, têm a mesma forma que o original.
Atenção que em Matemática semelhante não significa parecido! Trata-se de um conceito novo para os alunos do 7.º ano e está relacionado com a noção de forma: dizemos que duas figuras são semelhantes quando têm a mesma forma, o que significa que uma delas foi obtida a partir da outra através de uma ampliação, de uma redução ou de uma cópia simples. Sim! Sempre que vais à reprografia tirar qualquer tipo de cópia de uma figura, o que recebes é outra figura com a mesma forma da original, podendo as dimensões variar…

O GeoGebra permite efetuar construções geométricas dinâmicas, com a grande vantagem de ser um software de livre acesso.
Falta agradecer toda a colaboração prestada pelo pessoal da biblioteca escolar. Obrigado e… até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário