No
âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, partindo da leitura e exploração da obra de Antoine de Saint Exupéry, O
Principezinho, uma
das histórias mais emblemáticas de sempre, a turma A do 6º ano desenvolveu, nas
aulas de Cidadania e Desenvolvimento, um trabalho de interpretação da obra que
culminou com a adaptação da mesma ao texto dramático através da construção de um guião. Na disciplina de português foi feita uma abordagem prévia à estrutura e características do texto dramático bem como, posteriormente, a revisão das adaptações produzidas pelos alunos.
Não obstante os alunos terem iniciado os ensaios para a dramatização deste
projeto, devido às contingências do período que atravessamos, não foi possível
a conclusão e apresentação final do mesmo.
No âmbito do E@D, foi proposto aos alunos que fizessem um pequeno vídeo com
um excerto do texto dramático que estavam a dramatizar e que o submetessem na
plataforma Google Classroom, pois esta era uma oportunidade para
mostrarem o trabalho e o seu empenho neste projeto.
O
resultado foi muito satisfatório e os alunos estão de parabéns.
Partilhamos convosco alguns desses vídeos.
O aviador - Francisca Henrique😍
O Principezinho - Mariana Pajote 😍
A rosa do Principezinho - Lara Silva😍
O homem de negócios - Rodrigo Charrama😍
A raposa - Vera Bento 😍
Espetacular! 👏👏 O vosso trabalho demonstra que vale a pena apostar na exploração de obras
literárias no desenvolvimento de projetos, pois estas permitem a exploração de
conteúdos de várias áreas do saber e ainda promover o desenvolvimento de diferentes literacias e da cidadania.
Uma história para fazer sonhar e para ensinar a pensar. E a nossa criança interior agradece. |
(...)Se um menino vier ter convosco, um menino que está sempre a rir, um menino com cabelos cor de ouro e que nunca responde quando se lhe faz uma pergunta, já sabem quem ele é. Então, por favor, sejam simpáticos! (...)
in O Principezinho
Boas leituras e até setembro.😊
Sem comentários:
Enviar um comentário