quarta-feira, 1 de julho de 2020

Todos temos cá dentro um Principezinho

No âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, partindo da leitura e exploração da obra de Antoine de Saint Exupéry, O Principezinho, uma das histórias mais emblemáticas de sempre, a turma A do 6º ano desenvolveu, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, um trabalho de interpretação da obra que culminou com a adaptação da mesma ao texto dramático através da construção de um guião. Na disciplina de português foi feita uma abordagem prévia à estrutura e características do texto dramático bem como, posteriormente, a revisão das adaptações produzidas pelos alunos.
Não obstante os alunos terem iniciado os ensaios para a dramatização deste projeto, devido às contingências do período que atravessamos, não foi possível a conclusão e apresentação final do mesmo. 
No âmbito do E@D, foi proposto aos alunos que fizessem um pequeno vídeo com um excerto do texto dramático que estavam a dramatizar e que o submetessem na plataforma Google Classroom, pois esta era uma oportunidade para mostrarem o trabalho e o seu empenho neste projeto.
 O  resultado foi muito satisfatório e os alunos estão de parabéns. 
Partilhamos convosco alguns desses vídeos.
O aviador - Francisca Henrique😍


O Principezinho - Mariana Pajote 😍


A rosa do Principezinho - Lara Silva😍


O homem de negócios - Rodrigo Charrama😍


A raposa - Vera Bento 😍

Espetacular! 👏👏 O vosso trabalho demonstra que vale a pena apostar na exploração de obras literárias no desenvolvimento de projetos, pois estas permitem a exploração de conteúdos de  várias  áreas do saber e ainda promover o desenvolvimento de diferentes literacias e da cidadania.
Uma história para fazer sonhar e para ensinar a pensar. E a nossa criança interior agradece.
Uma história para fazer sonhar e para ensinar a pensar. E a nossa criança interior agradece.



(...)Se um menino vier ter convosco, um menino que está sempre a rir, um menino com cabelos cor de ouro e que nunca responde quando se lhe faz uma pergunta, já sabem quem ele é. Então, por favor, sejam simpáticos! (...) 
 in O Principezinho

Boas leituras e até setembro.😊





Sem comentários:

Enviar um comentário