sexta-feira, 3 de março de 2023

E se, quando tentasses falar, as palavras ficassem encravadas?

 

Ontem, recebemos a visita do 5ºD para uma sessão de leitura e os alunos tinham à sua espera Eu falo com um rio, uma obra lindíssima!

O autor, Jordan Scott, transportam-nos para uma história comovente que aborda a temática de como é sentir-se diferente, solitário e incapaz de se integrar, mas que também nos traz uma importante mensagem sobre a capacidade de ultrapassar obstáculos.👌


Nesta sessão, acompanhamos a história deste menino que tem dificuldades em comunicar e expressar-se. “Eu acordo todas as manhãs cercado de sons de palavras. E não consigo dizer alguns. As manhãs são sempre difíceis, mas esta é das piores. Estou mais encravado do que nunca”, assim começa a história deste rapaz que, na escola tenta passar despercebido, ficando no fundo da sala "silencioso como uma pedra", desejando com todas as suas forças que não o vejam. Para não ter de falar.😔

O protagonista  descreve-nos a sua gaguez e o leitor percebe as implicações emocionais que esta tem na sua vida. Adivinha a sua tristeza e solidão: "O P de pinheiro cria raízes que se enredam na minha língua. O C é um corvo que crava as garras no fundo da minha garganta. O M da madrugada lança um feitiço que prende os meus lábios num murmúrio".😔


Um dia o pai, o seu abrigo, leva-o a passear junto ao rio e diz-lhe:  "Vês como a água se move? É assim que tu falas."

E este menino consegue ver a água a borbulhar, a agitar-se, a redemoinhar e a embater... Agora, sabe que fala como um rio e, sempre que se sentir inseguro ou triste, é disso que se vai lembrar. 😍😍


Ao longo da sessão, fomos questionando os alunos e procurámos levá-los a colocar-se no lugar do protagonista desta história, a refletir sobre os sentimentos de quem se sente diferente e, sobretudo, na dificuldade que muitas vezes temos em aceitar a diferença.👌

Um livro excelente para trabalhar a empatia e muito mais... e está disponível na Biblioteca Escolar! 😉

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

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