Ontem, recebemos a visita do 5ºD para uma sessão de
leitura e os alunos tinham à sua espera Eu falo com um rio, uma obra lindíssima!
O autor, Jordan Scott, transportam-nos para uma história comovente que aborda a temática de como é sentir-se diferente, solitário e incapaz de se integrar, mas que também nos traz uma importante mensagem sobre a capacidade de ultrapassar obstáculos.👌
Nesta sessão, acompanhamos a história deste menino que tem dificuldades em comunicar e
expressar-se. “Eu acordo todas as manhãs cercado de sons de palavras. E
não consigo dizer alguns. As manhãs são sempre difíceis, mas esta é das piores.
Estou mais encravado do que nunca”, assim começa a história deste rapaz que, na escola tenta passar despercebido, ficando no fundo da sala
"silencioso como uma pedra", desejando com todas as suas forças que
não o vejam. Para não ter de falar.😔
O protagonista descreve-nos a sua
gaguez e o leitor percebe as implicações
emocionais que esta tem na sua vida. Adivinha a sua tristeza e solidão:
"O P de pinheiro cria raízes que se enredam na minha língua. O C é um
corvo que crava as garras no fundo da minha garganta. O M da madrugada lança um
feitiço que prende os meus lábios num murmúrio".😔
Um dia o pai, o seu abrigo, leva-o a passear junto ao rio e diz-lhe: "Vês como a água se move? É assim que tu falas."
E este menino consegue
ver a água a borbulhar, a agitar-se, a redemoinhar e a embater... Agora, sabe que
fala como um rio e, sempre que se sentir inseguro ou triste, é disso que se vai
lembrar. 😍😍
Ao
longo da sessão, fomos questionando os alunos e procurámos levá-los a
colocar-se no lugar do protagonista desta história, a refletir sobre os
sentimentos de quem se sente diferente e, sobretudo, na dificuldade que muitas
vezes temos em aceitar a diferença.👌
Um livro excelente para trabalhar a empatia e muito mais... e está disponível na Biblioteca Escolar! 😉
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. |
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