quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Diferentes, mas com os mesmos direitos, obrigações e oportunidades


A temática da igualdade de género voltou à biblioteca e os nossos convidados para refletir e debater sobre este assunto foram os alunos do 5.ºD.

Nesta sessão, privilegiamos a utilização de pequenos vídeos e imagens e, a partir dos mesmos, estivemos à conversa com estes alunos e alunas sobre questões relacionadas com este tema, procurando  incentivá-los  a refletir sobre o que viram e ouviram.😉

Iniciámos com a projeção de um vídeo onde era solicitado a crianças que desenhassem pessoas a executar diferentes trabalhos e as profissões escolhidas foram: bombeiro, cirurgião e piloto de avião. Resultado? 61 crianças representaram  homens a desempenhar as profissões escolhidas e apenas em 5 desenhos estas eram executadas por mulheres. 😕 Será que há profissões destinadas a meninos e outras que só podem ser para meninas?🤔

Num segundo momento, os alunos visionaram um vídeo em que, não obstante meninos e meninas desempenharem as mesmas funções, a recompensa pelo trabalho desenvolvido é notoriamente desigual uma vez que os meninos são recompensados de forma muito mais generosa…😒 Mas porquê? 🤔

Também focámos o tratamento desigual de que as mulheres, por vezes, são alvo em áreas como o acesso à educação e as restrições que  são feitas à sua  liberdade de expressão. 😔Para tal, recorremos aos exemplos de vida de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 2014, e de Narges Mohammadi, a jornalista e ativista iraniana, distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2023, que ainda se encontra presa  pela sua luta na promoção dos direitos humanos, em particular das mulheres.

Malala Yousafzai e Narges Mohammadi

Partindo destas situações, procurámos  trabalhar o conceito de igualdade de género e fazer ver a estes alunos e alunas que, apesar das  diferenças, meninos e meninas devem ter os mesmos direitos, obrigações e oportunidades.😀


Sem comentários:

Enviar um comentário