A temática da igualdade de género voltou à biblioteca e os nossos
convidados para refletir e debater sobre este assunto foram os alunos do 5.ºD.
Nesta sessão, privilegiamos a utilização de pequenos vídeos e
imagens e, a partir dos mesmos, estivemos à conversa com estes alunos e alunas sobre questões relacionadas com este tema, procurando incentivá-los
a refletir sobre o que viram e ouviram.😉
Iniciámos com a projeção de um vídeo onde era solicitado a
crianças que desenhassem pessoas a executar diferentes trabalhos e as
profissões escolhidas foram: bombeiro, cirurgião e piloto de avião.
Resultado? 61 crianças representaram homens a desempenhar as
profissões escolhidas e apenas em 5 desenhos estas eram executadas por
mulheres. 😕 Será que há profissões destinadas a meninos e outras que só
podem ser para meninas?🤔
Num
segundo momento, os alunos visionaram um vídeo em que, não obstante meninos e
meninas desempenharem as mesmas funções, a recompensa pelo trabalho
desenvolvido é notoriamente desigual uma vez que os meninos são recompensados
de forma muito mais generosa…😒 Mas porquê? 🤔
Também focámos o tratamento desigual de que as mulheres, por vezes, são alvo em áreas como o acesso à educação e as restrições que são feitas à sua liberdade de expressão. 😔Para tal, recorremos aos exemplos de vida de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 2014, e de Narges Mohammadi, a jornalista e ativista iraniana, distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2023, que ainda se encontra presa pela sua luta na promoção dos direitos humanos, em particular das mulheres.
![]() |
Malala Yousafzai e Narges Mohammadi |
Partindo destas situações, procurámos trabalhar o
conceito de igualdade de género e fazer ver a estes alunos e alunas que, apesar
das diferenças, meninos e meninas devem ter os mesmos direitos,
obrigações e oportunidades.😀
Sem comentários:
Enviar um comentário