terça-feira, 15 de junho de 2021

Novidades "fresquinhas" na Biblioteca Escolar

Temos livros recém-chegados – O Jaime é uma sereia, um livro fantástico, de   Jéssica Love, sobre o amor incondicional e a aceitação do outro; A árvore na escola, de António Sandoval, uma história muito bonita sobre a importância de cuidar do que nos envolve com amor …

Podes encontrar estes e outros títulos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura  para o pré-escolar e 1.º ciclo. Vem espreitar.


Vencedor do Prémio BolognaRagazzi, na categoria Opera Prima.

Do autor de Koiza e de Avozinha Gângster, também disponíveis na BE.
😁

quarta-feira, 9 de junho de 2021

"Pai, pai, conta-me uma história."

É sempre bom ouvir histórias e quando os meninos e meninas se podem deslocar à biblioteca para o fazer ainda melhor, pois este é um espaço que gostam muito de visitar.😀

E foi o que aconteceu com os meninos e meninas do JI de Sobral da Adiça que, na semana passada, no âmbito da comemoração do Dia da Criança, foram ao pólo da Biblioteca Escolar de Sobral da Adiça, cumprindo sempre as normas de segurança.😀 

Adoraram ouvir a história  Era Uma Vez Um Cão da autoria de Adélia  Carvalho, uma história em forma de lengalenga, muito divertida, sobre um filho que  quer ouvir a história de um cão e um pai que só sabe histórias de outros animais...  😁


Para além desta atividade de promoção da leitura, foi ainda implementada outra atividade super gira com balões e o resultado foram cães  muito giros e coloridos que, para seu contentamento, levaram para casa.😍

Tantos balões! O que será que vamos fazer?

Está a ficar muito fixe! 😍

Um cão super giro!👌

Adorámos a vossa partilha.😍 
Obrigada.
















terça-feira, 8 de junho de 2021

"Era uma vez um cão"

A biblioteca da escola básica de Moura  prossegue com o seu plano de promoção do livro e da leitura, procurando abranger todos os níveis de ensino com atividades diversificadas.

No Dia da Criança, dia 1 de junho, iniciámos as sessões de leitura dedicadas aos alunos que frequentam o Centro de Apoio às Aprendizagens (CAA). O  livro escolhido chama-se Era Uma Vez Um Cão... Trata-se de uma obra de Aurélia Carvalho, com ilustrações deliciosas de João Vaz de Carvalho, que apela à leitura de histórias para os mais novos. Uma história muito divertida com rimas muito engraçadas, que ficam no ouvido. Começa assim esta narrativa:

                                                        “- Pai, pai, conta-me uma história .

     - Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.

     - A do jacaré, não, quero a do cão.

     - A do cão, não sei.” .











Após a exploração da história, os meninos e meninas fizeram uma atividade de pintura com os animais da história.







 Gostariam de ler o livro? Encontra-se disponível para requisição, na nossa biblioteca.

Disponível na Biblioteca.😀


segunda-feira, 7 de junho de 2021

Celebrando o Dia Mundial do Ambiente

No âmbito do Projeto Eco Escolas  e com vista a assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemorou no dia 5 de junho, na passada sexta feira, dia 4, as turmas de 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Moura realizaram uma caminhada por caminhos rurais que os levaram à Atalaia Magra e à Atalaia de Porto de Mourão.

Esta atividade, para além de possibilitar aos envolvidos conhecer alguns caminhos rurais que conduzem a locais de interesse histórico, desenvolvendo conceitos como paisagem, trilhos/caminhos e itinerários, pretendeu também consciencializar os alunos e alunas para a importância do ambiente no nosso dia-a-dia, assim como sensibilizá-los para o facto de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.👍

Além disso, esta iniciativa possibilitou valorizar a marcha guiada como fator de desenvolvimento pessoal e de melhor qualidade de vida.💪







Durante o percurso,  os alunos fizeram uma pequena atividade que envolvia a o observação do ambiente que os rodeava. Foi-lhe pedido, por exemplo, que observassem a flora e que tirassem fotos a flores, plantas e/ou árvores.😍

Foi uma manhã bem passada em contacto com a natureza.😉



sexta-feira, 4 de junho de 2021

"O cavalinho branco"


Hoje divulgamos a belíssima prestação da aluna Matilde Azedo, aluna de 3º ano da EB1 do Fojo, no âmbito do Concurso de leitura expressiva, Leituras na Planície. 

A  Matilde escolheu um excerto da história “O cavalinho branco” do livro Trinta por Uma Linha de António Torrado. Querem ouvir?



Muito bem!👏👏
Parabéns! Matilde,  a tua leitura é muito expressiva, 

Disponível na tua Biblioteca Escolar😀


 

terça-feira, 1 de junho de 2021

Destaques desta semana


Já foste ver os destaques da biblioteca?

Há matemáticas assassinas, a Mafalda, o Astérix, e muito mais...