quinta-feira, 19 de abril de 2018

Encontro com o escritor Jorge Serafim


Os alunos das turmas A e B do 6.º ano estiveram hoje na Feira de Livro para um encontro com o escritor Jorge Serafim. Este, apresentando-se no registo informal que lhe é reconhecido, captou a atenção dos alunos e falou-lhes do seu livro O Afinador de Memórias, que conta histórias sobre casas abandonadas que o autor encontrou em  viagens que fez pelo nosso país.
Para além disso, o escritor ainda explorou com os alunos as ilustrações do livro que são também da sua autoria. Assim, estes ficaram a saber, entre outras coisas, por que motivo o autor, que reconheceu ter pouca queda para o desenho, recorreu à utilização de colagens de diferentes materiais e texturas, da qual a capa é um exemplo.







Era uma vez um homem que pretendia recuperar as histórias das casas abandonadas. Para o conseguir, decidiu tornar-se num afinador de memórias. Num homem dedicado a consertar coisas esquecidas. Logo pela manhã, montava-se no verbo ouvir e percorria ruas e demais vizinhança com o propósito de acabar com a indiferença das pessoas perante tanto desleixo. Pretendia nomes, acontecimentos, factos, enredos e argumentos para reabilitar o que existiu restaurando o que ainda existe. Queria calcetar tudo no presente. Tinha pressa do passado. Ir de porta em porta armazenar futuro atrás de futuro.
O Afinador de Memórias, Jorge Serafim

Sem comentários:

Enviar um comentário