terça-feira, 26 de março de 2019

"Voluntários de Leitura" no 1º Ciclo


sala 1º ano EB1 Sete e Meio
No âmbito da atividade "Voluntários de Leitura", a Biblioteca Escolar desafiou alguns alunos de 5º ano a regressar às suas escolas de origem para ler para alunos de 1º ciclo. 

As alunas Alice Barradas e Diana Rim,do 5ºD, aceitaram o convite e, no dia 19 de março,  visitaram a sua antiga escola, a EB1 do Sete e Meio, e leram para os alunos  das turmas de 1º, 3º e 4º anos.

Também  a Catarina Rodrigues e o Duarte Valente do 5ºA aceitaram o desafio e, no dia 20 de março, voltaram à EB1 da Porta Nova para ler para os "mais pequenos" e foram às salas do  1º e 3º anos. 

As leituras, feitas no âmbito desta atividade, foram escolhidas e preparadas pelos próprios alunos. 
A Alice e a Diana levaram a história do "Coelho Botelho" e encantaram os meninos do 1º ano com as aventuras contadas em rima deste coelho. O "Gigante egoísta" foi o conto que leram para os meninos do 3º e 4º anos. Uma história que destaca o valor da partilha.

Para os meninos do 1º ano, a Catarina leu " Princesa Poppy: Uma História de Encantar" que até se passa na Semana da Leitura! Já o Duarte fez as delícias dos alunos do 3º ano com a divertida história do livro "A revolta dos vegetais".

Obrigada pelo vosso exemplo e por colaborarem connosco nesta atividade que visava a motivação para a leitura.


Sala do 4º ano EB1 Sete e Meio


Sala do 3º ano EB1 do Sete e Meio

Sala do 1º ano da EB1 da Porta Nova
Sala do 1º ano da EB1 da Porta Nova
Sala do 3º ano da EB1 da Porta Nova

Sala do 3º ano da EB1 da Porta Nova

Sala do 3º ano da EB1 da Porta Nova

Para esta atividade também contámos com a colaboração do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) que com os alunos Bruna Rato e  João Mancoca, do 9ºA, visitaram a EB1 dos Bombeiros, a EB1 do Fojo e a EB1 do Bairro 25 de Abril. Nestas escolas, os alunos de  3.º e 4.º anos ouviram a história “A menina azul e a borboleta” e foram convidados a refletir sobre o verdadeiro significado da palavra “amizade”.
No final, todos concluíram que, independentemente, das diferenças de cada um, as relações devem ser pautadas pelo respeito, pois todos são importantes e especiais.


Obrigada a todos por nos ajudarem a celebrar a leitura!

1 comentário: