domingo, 13 de dezembro de 2020

Ainda o 31º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

 Durante o mês de novembro, à semelhança do que acontece todos os anos, a Comissão de Proteção das Crianças e Jovens de Moura assinalou o aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças - tratado internacional que reconhece os direitos humanos das crianças, definidas como todas as pessoas com menos de dezoito anos.

É importante comemorar o aniversário da Convenção porque, desde que foi criada, esta ajudou a transformar a vida de muitas crianças. Inspirou os governos a mudar leis e políticas, a fazer investimentos em serviços de saúde, de educação e de nutrição, a implementar melhores sistemas de proteção contra a violência e a exploração. Contudo, após 31 anos, é necessário melhorar o cumprimento dos Direitos da Criança no mundo. Apesar dos progressos registados em muitos países, a Convenção não está a ser aplicada plenamente e ainda não é amplamente conhecida e compreendida. Hoje muitas crianças veem a sua infância interrompida pela discriminação, abuso e exploração online ou pela violência e conflitos.

Neste sentido, a CPCJ de Moura propôs aos alunos do Agrupamento de Escolas de Moura a realização de atividades para assinalar esta data.

Aos alunos do 1º Ciclo foi proposta a participação no concurso “Desenho um direito”. Após exploração em grande grupo sobre o que é a “Convenção sobre os Direitos da Criança” e diálogo sobre alguns direitos consagrados na Convenção,  cada aluno desenhou um dos direitos abordados e cada turma selecionou um desenho representativo da sua turma.

Os desenhos selecionados foram entregues à CPCJ de Moura e o júri, constituído por membros da Comissão Restrita, escolheu o desenho que figurou no saco de pano distribuído pelas escolas e população de Moura e Amareleja, no dia 20 de novembro. A autora do desenho foi a aluna Maria Lopes Rico, do 4ºano, da EB1 do Sete e Meio.

Sónia Barradas, representante da CPCJ de Moura


Desenho da aluna Maria Lopes Rico, do 4ºano, da EB1 do Sete e Meio.

Saco de pano distribuído pelas escolas e população de Moura e Amareleja, no dia 20 de novembro



Sem comentários:

Enviar um comentário