quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Parabéns 2.ºPN, agora 3.º PN

Os alunos do 2.º ano da Escola da Porta Nova, agora no 3.º ano 😉 , 

no ano letivo passado, participaram no Projeto “Histórias da Ajudaris”, que todos os anos lança às escolas o desafio de escreverem textos colaborativos subordinados a uma temática. Devido à pandemia e à situação de confinamento, os alunos elaboraram os textos em pequenos grupos, sendo que a turma elaborou um total de 9 histórias que, em maio, foram enviadas para a Ajudaris.

Todos os textos estavam maravilhosos e a “Albertina, a girafa trapalhona”, da autoria dos alunos Mariana Dias, Matilde Nascimento e Xavier Pires, foi selecionada para integrar o volume V da coletânea “ Histórias da Ajudaris Escritas por Jovens Escritores”.

No dia 27 de novembro, pelas 14:30, no atrium Memória da Escola Secundária de Moura, com popa em circunstância, explicámos aos nossos convidados como decorreu todo  este processo e apresentámos a belíssima história de Albertina, uma girafa que nos ensina o valor dos pequenos gestos.

Foi uma festa cheia de surpresas! Houve lugar à leitura da história selecionada para a coletânea, tivemos o feedback dos encarregados de educação, assistimos à interpretação de uma canção inédita e, por fim, tivemos uma concorrida sessão de autógrafos.

A professora Filomena explicou como se desenrolou o projeto💪 

A professora bibliotecária alertou para a importância da leitura.😊
Um público muito atento!😉

A alegria dos alunos pelo merecido reconhecimento do empenho de todos.
Continuamos muito atentos.😁
Fátima Ventura, a avó da Mariana Dias leu a história.😍
A opinião de uma encarregada de educação👍.

Canção “A girafa Albertina” interpretada pelos alunos do   3.º PN. 😍😍
A letra e música é da autoria da sua professora, Sandra Tavares 😍😍

Os livros esgotaram, mas já foi feita nova encomenda à Ajudaris, pois ainda há muitos interessados neste maravilhoso livro com bonitas ilustrações, cujo valor da venda (5 euros) reverte a favor de famílias carenciadas.

"Olha para nós na sessão de autógrafos!"😜
A professora Filomena "super, mega" orgulhosa!😉

Parabéns a todos os alunos pelo seu empenho no projeto, à professora Filomena Serafim, que, em articulação com a biblioteca escolar, desenvolveu esta atividade com a turma, aos encarregados de educação, cuja ajuda foi preciosa para a sua concretização, e à professora Sandra Tavares que, este ano letivo, também abraçou este projeto.👏👏

Os nossos jovens escritores😍

Todas as histórias feitas pelos alunos no âmbito deste projeto estão efetivamente muito giras e em breve todos poderemos lê-las em formato digital. Aguardem!😀

Todos podemos desenvolver projetos de escrita criativa e abraçar causas solidárias.

A professora bibliotecária, Anabela Patrício, e as professoras Filomena Serafim e Sandra Tavares  agradecem a presença dos familiares dos alunos e ainda de:

Edite Ramos – Centro de Saúde de Moura

Luísa Loureiro – Coordenadora Estabelecimento da Escola Básica de Moura

Maria Pica – Prof. Bibliotecária da Escola Secundária de Moura

Sandra Rodrigues – Escola Profissional de Moura

Sónia Barradas –  Representante da CPCJ

Teresa Infante – em representação da UFMSA

Os nossos agradecimentos também aos membros da CAP e ao fotógrafo da Câmara Municipal de Moura,  Fábio Moreira,  que efetuou a reportagem fotográfica do evento.

Adorámos a canção!👏👏

O Projeto "Histórias da Ajudaris" já lançou o tema para o letivo 2020/ 2021: "Se eu fosse..." e as inscrições já estão a decorrer as inscrições!

Este projeto conta com o apoio da IPS, PNL2027 e RBE.

"Bora lá, queremos mais pequenos jovens escritores!"😀




Sem comentários:

Enviar um comentário