segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Manhã na biblioteca

No dia 28 de outubro de 2022, fomos visitar a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Moura. Quando chegamos lá, a professora Bibliotecária, Anabela Patrício, recebeu-nos com muita simpatia e disse-nos que tinha uma surpresa…😉

Era a entrega do prémio do Concurso de leitura Expressiva “Leituras na Planície” ao nosso colega Salvador Cortez que, no ano letivo transato, foi o vencedor deste concurso na categoria de 2.º ano de escolaridade. 👏 

"Guardador de rebanhos", assim se intitula o prémio que o Salvador recebeu. Um prémio único, autêntico e original da autoria da artesão Luís Carlos Raposo Rosado.

Depois da entrega do prémio, ouvimos a história de um menino chamado Mustafa.  Essa obra fala-nos de um menino refugiado de um país em guerra. Mustafa tinha sonhos horríveis, com bombas, fumos, fogo, estrondos, aviões de guerra e não tinha amigos. No novo país, Mustafa adorava ver a natureza: prados verdes, formigas "com bandeiras", a casca do caracol, as joaninhas, a folha em forma de coração ♥... mas sentia-se invisível…

Certo dia, encontrou no parque uma menina que, sem perceber a sua língua, começou a brincar com ele. Entendiam-se perfeitamente sem dizer uma palavra … usavam os gestos. Ele ficou feliz porque já não se sentia invisível como antes junto de outros meninos que não partilhavam com ele os seus olhares.

Desde esse dia, Mustafa ficou muito feliz 😊.  Sentia-se integrado porque já tinha alguém com quem podia estar.

beijos e abraços da turma PN3 da EB1 da Porta Nova


Muito obrigada pela partilha. 😍Aguardamos mais visitas vossas.😊

Sem comentários:

Enviar um comentário