quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Na sala dos ouriços, a trabalhar o 25 de abril


No âmbito das Comemorações dos “50 anos do 25 de Abril”, e inserindo-se na iniciativa “Abril depois de Abril” da RBE, no “Quartas com História”, estamos a desenvolver sessões de leitura com as salas de JI para dar a conhecer às crianças a revolução que mudou a nossa história!

Ontem, visitámos a sala 3 do JI do Fojo e levámos connosco o livro de Ana Markl, Avó, onde é que estavas no 25 de Abril, com ilustrações  divertidas e extremamente apelativas de Christina Casnellie.

Nesta história, que possibilita abordar com os mais novos as  temáticas da liberdade e da democracia, conhecemos o pequeno Manu que quer fazer uma revolução em casa pois abomina brócolos e que, ainda por cima, não pode jogar à bola no quintal para não estragar o canteiro dos cravos…😓

Ora, o Manu sabe que o 25 de Abril é um feriado mas não percebe o que é isso da Revolução dos Cravos. Quem melhor do que  a sua avó para lhe explicar o que realmente aconteceu no dia 25 de Abril de 1974?🤔


A partir da conversa entre o Manu e a sua avó, explicámos, de forma simples, a estes meninos e meninas o conceito de ditadura e o que conduziu ao seu fim. Falámos sobre a censura, a  utilização da rádio para a difusão de canções, que funcionaram como códigos, sobre o povo que se juntou às tropas e o significado dos cravos nas armas,  entre outros.

Estes meninos e meninas surpreenderam-nos pois já sabiam muita coisa sobre o 25 de abril.👏

Após a leitura e exploração da história, as crianças construíram cravos recorrendo à técnica do mosaico.👌


Para tal utilizaram as placas de lasanha (sim, placas de lasanha😉) que já tinham pintado. Depois partiram essas placas em pedacinhos muito pequeninos e fizeram as suas composições.

A treinar a motricidade fina!👌

Super concentrados!👌👌

Ficou TOP! Não concordam?
😍


Sabes onde encontrar este livro?
Na biblioteca escolar, claro.😉

Abril depois de abril - Criar Abril


1 comentário: