quinta-feira, 7 de março de 2024

Já não somos o "país das pessoas tristes"

Partindo do livro e da leitura, continuamos a desenvolver atividades com as turmas do AGM no sentido de explicar aos nossos alunos e alunas como era a vida antes da revolução do 25 de abril e como esta revolução transformou o "País das Pessoas Tristes".

Visitámos as turmas SM3 e SM4 da Escola Básica do Sete e Meio e levámos O Tesouro, de Manuel António Pina, uma história para miúdos (e graúdos😉) que nos alerta para a importância de algo que, às vezes, não valorizamos como devíamos: a liberdade. 😉

Esta história, que nos transporta para um Portugal triste, oprimido e amedrontado, possibilitou conversar com estes alunos e alunas sobre a liberdade, valor que devemos preservar e respeitar, e para lhes explicar como era  a vida em Portugal antes da revolução 25 de Abril. 

Assim, falámos com estes alunos e alunas sobre conceitos como ditadura, PIDE, censura ausência de liberdade de expressão e procurámos enaltecer a importância de assinalar sempre o 25 de Abril pois foi nesta data histórica que recuperámos o nosso maior tesouro.

Após a exploração de O Tesouro, propusemos que desenvolvessem uma atividade de escrita tendo por base o poema intitulado "Um Tesouro". Em pequenos grupos, os alunos completaram o poema com os versos em falta e depois de compararem as várias versões ouviram o poema original.

Disponível na Biblioteca Escolar.👌


Sem comentários:

Enviar um comentário