terça-feira, 9 de abril de 2024

As turmas FJ12 e FJ34 exploram "O veado florido"

 

No período passado, como forma de promover o gosto pela leitura e o contacto dos alunos com o livro, estimulando-os para hábitos de leitura, os alunos da turma FJ12 participaram numa sessão de leitura da obra “O Veado Florido”, de António Torrado, na Biblioteca Escolar. A turma esteve muita atenta e mostrou-se interessada pela história. Os alunos participaram bastante e interagiram com a professora bibliotecária.👌

Após o sucesso desta atividade, e algumas conversas entre os professores, também a turma FJ34 se juntou à tarefa de desenvolver um pequeno projeto em que fossem trabalhadas diferentes áreas. 😀

Foram realizadas diversas atividades, tais como o reconto da história e fez-se uma ligação entre o ambiente livre, em que o veado vivia antes de ser capturado pelo rei, e o tema do desfile de Carnaval das Escolas – “Cravos - símbolo da liberdade!”, o recorte, ordenação e colagem de imagens de acordo com os acontecimentos da história, a ilustração do “Veado Florido” e de alguns animais fantásticos, Foi ainda levada a cabo a visualização de um vídeo sobre animais selvagens e animais domésticos e feita a  exploração de alguns jogos interativos na plataforma Educaplay.😉

A propósito da temática da liberdade foi construído um mapa de ideias, em que se registou o  significado de “liberdade” para cada um dos alunos e foi explorado o tema da “Revolução dos Cravos “e acontecimentos do dia 25 de abril de 1974, assim como a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso.

Foi ainda desenvolvida uma atividade prática (Flipbook), em que foram trabalhados os seguintes conteúdos: pintura (Artes Visuais), vogais e consoantes (Português) e labirinto (coordenação óculo-manual). Foram  explorados alguns recursos (vídeos e jogos interativos) da Escola Virtual e os alunos construíram um “Veado Florido” na aula de Educação Artística (Artes Visuais) e  ainda um cartaz para divulgação de alguns trabalhos.😀


As atividades encontram-se descritas e ilustradas num padlet elaborado para o efeito.

                                                               Os professores Alexandre Borralho e Dina Valente


Sem comentários:

Enviar um comentário