Na semana passada, na biblioteca, também recebemos a visita da sala BB2 e, para concluir a temática do inverno, em articulação com a educadora, escolhemos mais uma história que possibilita trabalhar este tema.
O
livro selecionado, Um Inverno Perfeito, de Cristina Sitja Rubio,
traz-nos uma história divertida de um texugo que não está nada interessado em
dormir…😏 A neve cai,
os habitantes da floresta “preparam-se para uma longa sesta”, mas o Texugo, não
só não lhe apetece nada dormir, como tem imensos planos para os meses
frios. 😉
Mas
será que vai conseguir? Ora, o seu amigo urso já ressona, os ouriços
não se mexem e a marmota não responde…. Haverá alguém acordado? 🤔
Explorámos
a história com estes meninos e meninas e, a propósito da atitude do texugo que
partiu à descoberta de novos companheiros de brincadeira, sensibilizámos para a
importância de não terem receio de fazer novos amigos e de partilhar
brincadeiras.
A
partir da guardas do livro, com imagens dos animais muito
"dorminhocos" e "pouco dorminhocos", estivemos a rever
com as crianças o conceito de hibernação, assim como o motivo que leva os
animais a fazer “longas sestas”.😉
Como em sala de aula estão a trabalhar os animais que vivem em zonas muito frias, a partir de imagens estivemos a falar de animais como o urso-polar, o narval ou a raposa-do-ártico que desenvolveram características notáveis para sobreviver no Ártico, uma região com um dos climas mais rigorosos do mundo. 😰
Com recurso ao globo terrestre, localizámos essa região e, de forma simples, explicámos-lhes que, para sobreviver, às baixas temperaturas e escassez de alimento, estes animais tem características especificas, como pelo espesso, gordura isolante e habilidades únicas de caça. Ainda com recurso às imagens, estivemos à conversa com estas crianças sobre os hábitos alimentares destes animais e sobre o seu modo de locomoção.
De volta à sala de aula, as crianças vão fazer um mural com os animais do ártico.
![]() |
Disponível na Biblioteca Escolar. |
Sem comentários:
Enviar um comentário