Esta semana estivemos com a turma
FJ3 da EB do Fojo e, para a sessão de leitura que desenvolvemos com estes meninos
e meninas, levámos o livro Os Intrusos-uma história com dois finais, de
Susanna Isern, que apela ao diálogo e à reflexão e nos convida
a colocar-nos no lugar do outro.👌
Demos início à sessão com a exploração da capa do livro e questionámos os alunos e alunas sobre o seu título (O que é um intruso? Quem serão os intrusos? Por que serão intrusos?).🤔
Depois, partimos à descoberta
destes “intrusos” que, após uma longa viagem por montanhas, desertos e mares, chegam,
um dia, a um bosque habitado por “todos os animais possíveis e imagináveis”.
Os habitantes deste tranquilo bosque
acordam “com um bando de animais nunca antes imaginado” e a desconfiança
instala-se… Quem são? O que querem estes INTRUSOS?😒
Cansados da falta de água, de comida,
de paz e sossego, os recém-chegados anseiam por um lugar para começar de novo.
Será que os habitantes do bosque os saberão acolher?🤔
Durante a leitura fomos explorando,
oralmente, com os alunos as várias temáticas presentes nesta história e
colocámos questões como: O que é que faz com que os animais do bosque tenham
medo? Porque é que eles não ouvem as necessidades dos animais das terras longínquas?
Porque é que não há diálogo? (…)
Após a exploração desta história, que
possibilita falar de culturas, tradições, partilha, cooperação, aceitação e de como a inclusão e a diversidade/multiculturalismo podem
enriquecer a vida de uma comunidade, terminámos a sessão com um jogo.👍
A partir de questões/frases apresentadas num
dado que lhes foi fornecido, os alunos tinham de, entre outras, falar sobre a
história, os sentimentos que esta lhes despertou, os personagens, etc.
😍
Sem comentários:
Enviar um comentário