sexta-feira, 14 de março de 2025

Serão mesmo intrusos?

 

Esta semana estivemos com a turma FJ3 da EB do Fojo e, para a sessão de leitura que desenvolvemos com estes meninos e meninas, levámos o livro Os Intrusos-uma história com dois finais, de Susanna Isern, que apela ao diálogo e à reflexão e nos convida a colocar-nos no lugar do outro.👌


Demos início à sessão com a exploração da capa do livro e questionámos os alunos e alunas sobre o seu título (O que é um intruso? Quem serão os intrusos? Por que serão intrusos?).🤔

Depois, partimos à descoberta destes “intrusos” que, após uma longa viagem por montanhas, desertos e mares, chegam, um dia, a um bosque habitado por “todos os animais possíveis e imagináveis”.

Os habitantes deste tranquilo bosque acordam “com um bando de animais nunca antes imaginado” e a desconfiança instala-se… Quem são? O que querem estes INTRUSOS?😒

Cansados da falta de água, de comida, de paz e sossego, os recém-chegados anseiam por um lugar para começar de novo. Será que os habitantes do bosque os saberão acolher?🤔

Durante a leitura fomos explorando, oralmente, com os alunos as várias temáticas presentes nesta história e colocámos questões como: O que é que faz com que os animais do bosque tenham medo? Porque é que eles não ouvem as necessidades dos animais das terras longínquas? Porque é que não há diálogo? (…)

Após a exploração desta história, que possibilita falar de culturas, tradições, partilha, cooperação, aceitação e de como a inclusão e a diversidade/multiculturalismo podem enriquecer a vida de uma comunidade, terminámos a sessão com um jogo.👍

A partir de questões/frases apresentadas num dado que lhes foi fornecido, os alunos tinham de, entre outras, falar sobre a história, os sentimentos que esta lhes despertou, os personagens, etc.

😍


Sem comentários:

Enviar um comentário