Ontem, dia 5 de junho, com o
objetivo de promover uma cidadania participativa e desenvolver uma atitude
positiva no que respeita à igualdade de género, convidámos a turma B de 6.º ano para uma sessão de debate e reflexão
sobre a temática "Igualdade ou equidade?".
Para esta atividade, recorremos a pequenos vídeos e iniciámos com um sobre brinquedos.😏 Será que as princesas são só para meninas e que os carros e super heróis são definitivamente só para meninos?😕 Experimentar diferentes brinquedos e desempenhar diferentes papéis poderá ser prejudicial ou ajudará a desenvolver competências e capacidades?🤔
Depois, de modo a contribuir para a desconstrução do estereótipo masculino/feminino, projetámos um vídeo sobre profissões. Numa turma de 1.º ciclo, dos 66 desenhos de profissões, apenas 5 foram representadas com mulheres.😕Quisemos saber o que estes alunos pensavam sobre o assunto.😏 Haverá profissões que sejam exclusivas para homens ou para mulheres? Que competências são importantes para desempenhar funções num emprego? Embora biologicamente existam diferenças entre homens e mulheres, não deverão ambos ter as mesmas oportunidades e direitos?🤔
Ainda nesta sessão, recorremos a um vídeo sobre a dinâmica de uma família na distribuição das tarefas e responsabilidades. Estivemos à conversa sobre o papéis tradicionais e estereótipos de género que o mesmo retrata e procurámos alertá-los para o facto de que a igualdade de género na família implica a divisão equitativa das tarefas domésticas, cuidados com crianças e outras responsabilidades familiares entre homens e mulheres.😊
Todas as pessoas, independentemente do seu género, têm de ser tratadas com respeito e ter acesso às mesmas oportunidades!😉
Sem comentários:
Enviar um comentário