segunda-feira, 22 de março de 2021

Recomeçar, Maria Dueñas - Semana da Leitura

O que me levou a escolher este livro, há uns anos atrás foi, sem dúvida, o título! Adoro a palavra RECOMEÇAR, a mesma que, em tempos, encarei como um drama! Além disso, a protagonista é professora!

A ação foca-se em Blanca, Andrés e Daniel, cujas vidas temos a possibilidade de acompanhar através de diversas viagens no tempo que, umas vezes nos deixam confusos, outras vezes mais esclarecidos sobre o seu psicológico, sugerindo comportamentos e atitudes, nem sempre expectáveis.

A autora destaca sentimentos que as personagens encobrem por baixo de uma tranquilidade aparente, contudo têm que se esforçar por lidar contra determinadas inseguranças, sempre que estão desamparadas. A fúria, a frustração, a aceitação e a reconciliação são um misto de emoções que todo o ser humano já sentiu ou vivenciou, estando retratados de um modo interessante nesta obra.

A mensagem que retirei é que o sofrimento ajuda cada pessoa a crescer e a evoluir enquanto Ser. Não é possível viver sem encontrar obstáculos, tal como também é difícil ficar indiferente ao encanto de um belo dia de sol, ou à curiosidade infinita de uma turma de alunos que se encontra à nossa frente e que tem tanto para nos dar!

Esta obra é apresentada de forma simples, pausada, mas bela, o que pode representar a dificuldade que, muitas vezes, temos em recomeçar, deixar para trás uma “outra” vida, perante a urgência de nos reinventarmos. É um recomeço doloroso e materializado pausadamente por uma mulher madura, porém pessimista face ao futuro.

Anabela Botelho

A propósito desta obra, partilho este poema de Cora Coralina:

 

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo
muito ensinou.
Ensinou a amar a vida.
Não desistir da luta.
Recomeçar na derrota.
Renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos.
Ser otimista.

Creio numa força imanente
que vai ligando a família humana
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.
Creio na solidariedade humana.
Creio na superação dos erros
e angústias do presente.

(…)

Cora Coralina, no livro “Vintém de cobre: meias confissões de Aninha”. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.

Professora Anabela, obrigada pela partilha. 😍Não podíamos ter começado a Semana da Leitura de melhor forma!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário