quarta-feira, 31 de março de 2021

"A Vida no Céu" e outras leituras na Semana da Leitura

Na última semana de aulas, decorreram atividades relacionadas com a Semana da Leitura do nosso agrupamento e, na aula síncrona do 7ºC, a docente de Português, Anabela Botelho, leu para a turma excertos da obra A vida no céu, de José Eduardo Agualusa, que foca questões ambientais: o planeta Terra encontra-se coberto por água e as elevadas temperaturas sentidas no globo fizeram com que o Homem passasse a viver  em balões e dirigíveis, transformados em aldeias suspensas e cidades flutuantes. A escolha desta obra prende-se com o facto de a mesma ser um alerta ecológico, assistimos a uma espécie de revolta do planeta que expulsa o Homem da Terra.

Além deste momento, tendo aceitado o convite que lhe tinha sido endereçado, assim como a todos os encarregados de educação, pais e irmãs/ãos dos alunos da turma, o Sr. José Dimas, pai da aluna número nove, Inês Dimas, presenteou a turma e a professora com a leitura de dois poemas. Estes retratam a cultura alentejana, realçando as suas tradições, hábitos e costumes, alguns já em desuso. 

Um dos poemas é de sua autoria e, atendendo ao gosto que o mesmo manifestou em relação à escrita e à poesia, a docente lançou-lhe o desafio de estar presente, no terceiro período, numa aula em que será trabalhado o texto poético. O desafio foi aceite pelo Sr. José Dimas e a turma e a professora terão muito prazer em recebê-lo, num momento de partilha e de aprendizagem. 

Na opinião da professora Anabela Botelho “No contexto escolar, os pais e os professores podem encontrar sugestões interessantes para tornar mais eficiente a aproximação entre a instituição escolar e a família, tendo em vista o total desenvolvimento dos nossos jovens.” 

Obrigada, professora Anabela, por mais esta partilha.😍


Sem comentários:

Enviar um comentário