segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Dia Nacional dos Castelos


No dia 7 de outubro, fomos visitar o castelo de Moura, porque atualmente dia 7 de outubro é o Dia Nacional dos Castelos. O nosso castelo de Moura está ligado à lenda da Moura Salúquia.

Nós ficámos a saber que há muitos muitos anos a cidade de Moura tinha o nome de Al-Manijah. A sua alcaidessa era Salúquia que estava noiva do Bráfama de Aroche, eles eram os alcaides das duas localidades: Al-Manijah e Aroche.

Decorria o tempo da reconquista cristã, e os fidalgos Cristãos Pedro e Álvaro Rodrigues sabiam que iria haver um casamento na localidade. Então os fidalgos cristãos surpreenderam os muçulmanos que vinham em comitiva, pelo meio dos olivais circundantes. Mataram a comitiva, vestiram as suas roupagens e entraram facilmente no castelo.

Salúquia ao ver-se traída, pegou na chave do castelo e atirou-se da torre. Desde essa altura esta terra passou a chamar-se: a terra da “Moura”. Esta lenda faz parte do imaginário coletivo da nossa terra.

Nós também encontrámos na alcáçova do castelo, um campo arqueológico que nos mostra várias camadas, escavadas e os povos que lá habitaram antes de nós. Depois subimos à torre de menagem. No primeiro piso observamos uma exposição de armas: punhais, espadas, adagas, pistolas, revólveres etc.. Subimos ao alto da torre pelas escadas em caracol, muito estreitas, que muitos de nós tivemos receio de subir e descer. Lá de cima observámos uma paisagem incrível, sobre os olivais que envolvem a nossa localidade.

 Foi assim a nossa visita no Dia Nacional dos Castelos.😉



Beijinhos da turma PN3 da EB 1 da Porta Nova.

Obrigada pela partilha, meninos e meninas.😍

Sem comentários:

Enviar um comentário