Esta semana estivemos com as turmas BB3A e BB3B e, a pedido das titulares, levámos connosco a maravilhosa história de Papiano Carlos, A Menina Gotinha de Água. Objetivo? Refletir sobre a importância da água.
A exploração da capa e do título da história serviu de mote para estar à conversa com os nossos convidados sobre em que situações a água é usada e porque é tão importante. Depois de ouvirmos os alunos, utilizámos uma maquete de sistema solar para lhes explicar por que motivo o planeta Terra é também conhecido como o "Planeta Azul" e ainda falámos sobre as características únicas que permitem a vida no planeta.👍
De seguida, fomos à descoberta da aventura da
linda Menina gotinha de água, “vestida de esmeralda e luar”, a quem um dia o
sol beija na face e “logo ela como se voasse subiu no ar.” Quem são os seus
amigos? Os peixes do fundo do mar, a abelha, o moleiro, o pastor, a flor, os
homens, as mulheres e os meninos...😍
Fomos explorando com os alunos o percurso que a gotinha de água realiza ao longo da sua vida e as suas transformações e estes ficaram encantados com esta história que, de forma poética, relata o ciclo da água.
Após a exploração da história, estivemos à conversa com os alunos sobre a importância da água assim como sobre a necessidade de a poupar, pois esta é a fonte de vida de todos os seres vivos.😉
A biblioteca escolar ofereceu às
professoras titulares das turmas convidadas dois marcadores de livros a relembrar a importância da água
na Vida do nosso planeta e, a partir dos mesmos, desafiámos os alunos a, oralmente,
dar dicas para poupança de água e foram muitas as que partilharam connosco.👏
No final da sessão, os alunos estiveram a observar algumas das maquetes sobre o ciclo da água feitas pelos alunos do 5.ºA, maquetes essas que foram produzidas no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.😀
![]() |
Super curiosos😉 |
![]() |
Com recurso às maquetes estivemos a a explorar o ciclo da água. |
As professoras deram continuidade ao trabalho iniciado, em sala de aula, sistematizando o conteúdo relacionado do ciclo da água e, neste, momento, os alunos encontram-se a desenvolver trabalhos. O que será que estão a fazer?😏
![]() |
Muito atarefados e concentrados.👌 |
Aguardamos novidades.😉
![]() |
Água potável e saneamento | ODS 6 Disponível na biblioteca escolar.😊 |
Sem comentários:
Enviar um comentário