quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Leituras Dialogadas: Medos

 

Estivemos com os alunos da turma BB23A para a leitura da história Um Fantasminha no Jardim, da autora Manuela Castro Neves. Este conto encantador nasceu de um desafio muito especial lançado à escritora por um grupo de crianças de um jardim de infância: escrever uma história que incluísse um fantasma, uma fada, uma flor e um mergulhador. 😅

Num maravilhoso jardim, repleto de belas plantas, animais simpáticos e espaços convidativos à brincadeira e, por isso, muito procurado pelas crianças, vive um pequeno fantasma com olhos “de um azul quase turquesa” que revelam uma profunda tristeza, “a qualquer hora do dia”.

Num lugar onde “quer de noite quer de dia, reinava grande harmonia”, o que poderá deixar o Fantasminha tão triste? 🤔

Com um léxico rico e pouco comum, a história despertou muita curiosidade nos nossos convidados. Ao longo da narrativa os alunos foram convidados a descobrir novas palavras e a recordar jogos tradicionais da infância — como o jogo do anel, o eixo, ou o berlinde.👌

O enredo muito simples desta história  oferece pistas valiosas para refletir com as crianças sobre medos infundados e sobre o impacto da exclusão. O Fantasminha, por ser diferente e causar receio, acaba por ser evitado pelos outros — e essa solidão entristece-o. 😔Esta situação serviu de ponto de partida para uma conversa com os alunos sobre os nossos próprios medos, mas também sobre a importância de incluir os outros, mesmo quando são diferentes ou nos parecem estranhos. Falámos sobre como o medo pode afastar-nos de quem só precisa de amizade e compreensão.😉

Dado que a história Um Fantasminha no Jardim é escrita em rima, aproveitámos essa característica para explorar com os alunos o universo das palavras que rimam. Durante a leitura, fomos identificando pares de palavras com sons semelhantes, o que despertou a curiosidade e o entusiasmo dos nossos pequenos leitores.😀

😍

No final da sessão, com o objetivo de consolidar a compreensão da narrativa, o desenvolvimento da consciência fonológica como também promover o gosto pela poesia e a sensibilidade estética, apresentámos-lhes uma proposta de trabalho para realizarem em sala de aula com a professora titular:  ler cinco quadras inspiradas na história e escolher aquela de que mais gostaram. Depois, teriam de ilustrar a quadra selecionada, dando asas à imaginação e à expressão artística.

😍


Sem comentários:

Enviar um comentário