terça-feira, 11 de novembro de 2025

Quem bate à porta?

A Estranha Visita, de Gracia Iglesias, foi a história escolhida para apresentar à turma BB12. Desde o início, os alunos mostraram-se muito curiosos com as peripécias da protagonista — uma doce velhinha que vive sozinha na sua casa.

Todas as noites, triste e abatida, ela senta-se a fiar, esperando por uma visita. “Ela fiava e fiava e esperava e esperava, mas a visita não chegava”… até que, numa noite de tempestade, alguém bate à porta. Quem será? Um familiar? Um vizinho? 🤔

A velhinha nunca tinha visto nada assim… O aspeto da visita é estranho. Os modos também! Será um amigo ou estará ela em perigo? Como reagirá a esta inesperada presença? 😏

O conto, que surpreendeu os alunos por não corresponder exatamente às suas expectativas, captou a atenção de todos. Estiveram muito atentos aos pormenores das ilustrações e participaram com entusiasmo. Convidámo-los a colocar sons na narrativa e a tentar adivinhar quem seria a misteriosa visita — e corresponderam com grande entusiasmo. 😍

A partir da leitura e exploração desta história, foi possível estar à conversa com os alunos sobre medos, amizade e a solidão dos idosos. 👌

Para consolidar a compreensão da história, terminámos a sessão com atividades interativas no Wordwall, que permitiram rever os principais momentos e ideias de forma lúdica e eficaz.


No âmbito do Programa Erasmus+, o Agrupamento de Escolas de Moura tem acolhido professores de várias cidades europeias em experiências de job shadowing. Nesta sessão, recebemos a visita de professoras do 1.º ciclo do Istituto Comprensivo Figino Serenza,  uma escola italiana, que assistiram às atividades que desenvolvemos com esta turma.👍

As docentes estiveram à conversa com os alunos, observando de forma próxima como são dinamizadas atividades de promoção da compreensão leitora, a partir da exploração de histórias.😉


A BE a partilhar práticas pedagógicas que valorizam a leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal,

emocional e cognitivo dos alunos.😉




Sem comentários:

Enviar um comentário