A Estranha Visita, de Gracia Iglesias, foi a
história escolhida para apresentar à turma BB12. Desde o início, os alunos
mostraram-se muito curiosos com as peripécias da protagonista — uma doce
velhinha que vive sozinha na sua casa.
Todas as noites, triste e abatida, ela
senta-se a fiar, esperando por uma visita. “Ela fiava e fiava e esperava e
esperava, mas a visita não chegava”… até que, numa noite de tempestade, alguém
bate à porta. Quem será? Um familiar? Um vizinho? 🤔
A velhinha nunca tinha visto nada
assim… O aspeto da visita é estranho. Os modos também! Será um amigo ou estará
ela em perigo? Como reagirá a esta inesperada presença? 😏
O conto, que surpreendeu os
alunos por não corresponder exatamente às suas expectativas, captou a atenção
de todos. Estiveram muito atentos aos pormenores das ilustrações e participaram
com entusiasmo. Convidámo-los a colocar sons na narrativa e a tentar adivinhar
quem seria a misteriosa visita — e corresponderam com grande entusiasmo. 😍
A partir
da leitura e exploração desta história, foi possível estar à conversa com os
alunos sobre medos, amizade e a solidão dos idosos. 👌
Para consolidar a compreensão da
história, terminámos a sessão com atividades interativas no Wordwall,
que permitiram rever os principais momentos e ideias de forma lúdica e eficaz.
No âmbito do Programa Erasmus+, o
Agrupamento de Escolas de Moura tem acolhido professores de várias cidades
europeias em experiências de job shadowing. Nesta sessão, recebemos a
visita de professoras do 1.º ciclo do Istituto Comprensivo Figino Serenza, uma escola italiana, que assistiram às atividades que desenvolvemos com esta turma.👍
As docentes estiveram à conversa com os alunos, observando de forma próxima como são dinamizadas atividades de promoção da compreensão leitora, a partir da exploração de histórias.😉
![]() |
A BE a partilhar práticas pedagógicas que valorizam a leitura como
ferramenta de desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo dos alunos.😉 |





Sem comentários:
Enviar um comentário