Era uma vez uma raiva, de Blandina Franco, foi a história
escolhida pela educadora da sala FJ1 do JI do Fojo para ser explorada na
sessão do Projeto “Quartas com História” que desenvolvemos com as crianças desta sala.
Objetivo principal: ajudar as crianças a compreender a emoção da raiva e a
desenvolver competências socioemocionais.😉
O ponto de partida foi a observação
da capa e do título do livro. Fizemos perguntas sobre as imagens, as cores
predominantes e o significado da palavra raiva. Em seguida, convidámos
as crianças a partilhar momentos em que se sentiram muito zangadas e a mostrar
como o corpo reagia nesses instantes — através da expressão da cara, dos braços
e das pernas.
Quando questionadas sobre como
acalmar a raiva, recordaram o método que a educadora lhes tinha ensinado e
partilharam-no connosco.😍
Depois mergulhámos na narrativa,
onde a protagonista é uma raiva pequenina que começa por “ruminar” sem motivo,
mas essa "raivinha à toa", tola e sem razão de ser, vai alimentando-se
de tudo o que encontra: das pessoas que dançam, das que conversam, das que se
divertem ou se apaixonam. A raivinha insignificante transforma-se num gigante
indomável… E agora? Como pôr fim a esta raiva?🤔
Através da história, procurámos
sensibilizar as crianças para a importância de reconhecer e saber gerir emoções
negativas, como a raiva, muitas vezes associada a birras, zangas e frustrações.
Explicámos-lhe que, se não forem controladas, estas emoções podem tornar-se
destrutivas e magoar os outros. Reforçámos ainda que todos já sentimos raiva em
algum momento, mas não devemos deixar que ela nos domine, pois acabará por
explodir e causar sofrimento.
No final da sessão, desafiámos as crianças a desenhar e ilustrar um momento em que a raiva as tivesse dominado. Cada ilustração seria colocada na caixa da raiva, como forma simbólica de não deixar que esse episódio se repetisse. A educadora fez-nos chegar fotos com o resultado desta atividade.😍
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| Muito bem!👏 |
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| Disponível na Biblioteca Escolar. |





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