segunda-feira, 1 de junho de 2020

Hoje é o dia do melhor do mundo


Hoje celebra-se o Dia da Criança. Para assinalar esta data tão especial, divulgamos alguns textos elaborados pelos alunos de 4.º ano da EB1 da Porta Nova. 

Dia Mundial da Criança

Nos outros anos era diferente, encontrávamo-nos na escola e íamos com o   meu professor  e íamos até a praça  e fazíamos jogos  com os bombeiros e jogávamos matraquilhos. Era muito engraçado porque os matraquilhos eram as pessoas não bonecos e tinha paintball e, no final, a melhor parte de todas era a colorparty.  Jogávamos tinta uns aos outros e era mesmo muito fixe.
Este ano mudou tudo, o dia da criança vai ser em casa. Pode ser que para o ano as coisas mudem.
Dinis Peças –n.º5

Dia Mundial da Criança
  
O dia mundial da criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país de origem.
Países como Angola, Portugal e Moçambique adotaram o dia 1 de junho para o celebrar. No Brasil é comemorado a 12 de outubro.
Em 1925 foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a conferência mundial para o bem-estar da criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países. Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz dia das crianças.
João Ramalho

Dia Internacional da criança

O meu dia internacional da criança costuma ser ótimo. A minha mãe leva-me sempre ao McDonald's e dá-me sempre muitos presentes e, por isso, sou a criança mais feliz do mundo sem dúvida.
O meu pai e a minha mãe brincam muito comigo, compram-me  roupa e  levam-me à praia. São tantas coisas que eu nem consigo explicar sou a criança mais feliz do mundo inteiro.
Guilherme Gouveia Costa

Dia da Criança
    Feliz dia da criança. Hoje é dia de homenagear as crianças. Todas as crianças que ainda são, mas também as que já cresceram. Pois um dia também já foram crianças e basta um pequeno esforço para recordar toda a magia desse tempo.
    Aos que  hoje abandonaram essa criança do passado e se recusam a deixá-la regressar eu digo que estão cometendo um terrível erro. Feliz dia da Criança para todos.
Tiago Patrício Caeiro


Dia da  Criança
Hoje é o dia da criança. É uma data que é celebrada todos os anos em homenagem às
crianças. Por isso, é assinalado no mundo inteiro o dia 1 de Junho que em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, foi a primeira celebração deste dia que  tinha como objetivo chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam. Neste dia nos Estados membros  reconheceram que todas as crianças, seja de que origem social forem, tem direito ao afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra a exploração infantil.
Em conclusão, o dia da criança é o dia que a criança tem liberdade para brincar, conviver e decidir o que fazer e com quem quer estar. Feliz dia das crianças.
Micaela Santos


Dia mundial da criança
Eu, no dia da criança, normalmente vou à praça de Moura aos insufláveis e vou comer um gelado ao “caprixus”. A minha irmã, o meu pai, a minha mãe e eu fazemos vários programas e vamos à piscina municipal de Moura que abre nesse dia.
As crianças também têm que ter um dia para elas. As crianças têm direitos: ter comida, casa, família, brinquedos, saúde… Mas também têm deveres: ir à escola, ir ao médico, respeitar os outros…

Maria Rita Garcia





Dia da Criança
O dia da criança comemora-se dia 1 de junho. Tudo isto começou no ano de 1950 por iniciativa
das nações unidas com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Nesse dia os estados membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social ou país de origem, têm direito a afeto amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita,proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Oficialmente o dia é assinalado pela organização das nações unidas(ONU) a 20 de novembro, data em que, no ano de 1959, foram aprovadas pela assembleia geral da ONU os direitos da criança.
A minha opinião sobre o dia da criança é que todas as crianças devam aproveitar ao máximo o seu dia e é muito importante celebrar esta data especial para todas as crianças do mundo.
Ana Carolina, nº1 
O dia da Criança
No dia 1 de junho comemoramos o dia da criança. Um dia espetacular para todas as crianças.
E como vêm eu sou uma criança.
Seja que raça for o que importa é o carinho por todos nós.
Este ano, infelizmente, não haverá o dia da criança, só por net por causa da covid 19, mas em breve estaremos juntos.
Mas há uma coisa que me deixa triste: é saber que há outras crianças que, no dia da criança, não recebem presentes, nem aproveitam o dia pois estão trabalhando e a isso chama-se exploração infantil.
É um direito relembrado no dia da criança. Pois as crianças não deveriam trabalhar. Bem, esse dia, em Moura, a Câmara Municipal prepara nos uns pós variados para atirarmos ao ar, enquanto os bombeiros com a mangueira lançam a água. Alguns professores ficam debaixo de árvores para não se molharem e outros professores vão connosco. 
Rafaela Coutinho

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
O dia mundial da criança em Portugal é celebrado a 1 de junho.
Nesta data onde as crianças são o centro das atenções organizam-se diversos eventos e atividades para crianças de forma a celebrar o dia mundial da criança.
A data é celebrada em vários países contudo a data de comemoração difere de país para país.
Em Portugal o dia mundial da criança contempla atividades, como desfiles e visitas escolares, leitura de textos, declamação de poemas, desporto, desenho etc.
As livrarias e outras lojas oferecem descontos em roupas, brinquedos, produtos e atividades para crianças, entre outras.
As Nações Unidas aprovaram a 20 de novembro de 1959 a declaração dos direitos das crianças, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.
Bernardo Cardoso 
Dia da criança
O Dia da Criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países como Angola, Portugal e Moçambique adotaram o dia 1 de junho. No Brasil é celebrado em 12 de outubro.
Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários
países. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.
Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a
atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Fonte : Wikipédia
Melvin  Ioanoviciu

O dia da criança

 O dia 1 de junho é o dia da criança e nesse dia  o meu avô faz anos.

Eu gosto muito desse dia porque nos ganhamos presentes dos  nossos pais e avós.

Nós, em Moura, festejamos com um camião de bombeiros e com um pó. Este dia é para celebrar os diretos e deveres das crianças.  

Miguel Montezo N.º 17


Dia da Criança

O Dia da Criança realiza-se no dia 1 de Junho. Em 1925, foi proclamado o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado, desde então ,em 1 de junho em vários países.

Eu gosto muito do Dia da Criança porque na minha cidade faz-se uma festa. Mas como estamos de quarentena não há festa…

António Paulino


Obrigada pela partilha, meninos e meninas.


Feliz Dia da Criança! 
Aproveita este dia acima de tudo para brincares e te divertires!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,(…)

in “Liberdade”, Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário