quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Parlamento dos Jovens - eleições


Já decorreram as eleições para o Parlamento dos Jovens do Básico. Os alunos do 7º ano de escolaridade puderam exercer o seu direito de voto na biblioteca da Escola Básica, onde todas as funções da Mesa da Assembleia de Voto foram asseguradas por alunos do 7º ano e as dos 8º e 9ºanos decorreram na Escola Secundária de Moura, onde também a Mesa da Assembleia de Voto foi assegurada por alunos.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, organizada em colaboração com o Ministério da Educação, o Instituto Português da Juventude e outras entidades, que surge em 2006. Este programa, que abrange os alunos dos 3º ciclo e Secundário, pretende estimular a participação cívica e política dos jovens, desenvolver competências argumentativas e críticas, promover a discussão informada de problemas de interesse coletivo e dar a conhecer a Assembleia da República e o mandato parlamentar. 

O círculo de Beja conta, na edição deste ano, com 12 escolas que renovaram a inscrição e o nosso agrupamento participa pelo 5ºano consecutivo neste programa.👌

No âmbito deste programa, os alunos candidatos a deputados escolares participaram  numa sessão de debate sobre “As Fake News” que contou com a presença do deputado João Dias. 

A campanha eleitoral das cinco listas candidatas decorreu entre 20 e 23 de janeiro. 


A próximas fases deste programa serão a Sessão Distrital e, finalmente, a Sessão Nacional, que se realizará na Assembleia da República.


Sem comentários:

Enviar um comentário