quarta-feira, 16 de março de 2022

Desinformação e Fake News


Na semana passada, as turmas C do 6º ano e A do 5º ano estiveram na biblioteca para sessões no âmbito da temática das Fake News, ou seja das noticias falsas e/ou falsificadas.

A abordagem desta temática foi feita a partir da exibição de um vídeo manipulado, seguido do visualização de fotos manipuladas e ainda da exploração de tiras de BD da Seguranet sobre a temática da desinformação e das Fake News.👍



Esta foi uma das fotos que analisámos com os alunos.


Presidente Lula a ler livro com capa ao contrário - Imagem adulterada.

A imagem original  aparece neste link do TwitPic com a legenda “a grande surpresa do dia fica por conta desta foto do Presidente Lula com O Aleph, meu novo livro”, que depois foi partilhada, a 9 de agosto de 2010, pelo escritor Paulo Coelho na sua conta oficial no Twitter. Nessa imagem, Lula aparece com um exemplar do livro O Aleph na posição correta de leitura. Foi a partir dessa imagem que se fez a montagem que ainda hoje vai sendo partilhada.


Falámos sobre as pistas que nos permitem identificar uma notícia falsa e procurámos consciencializá-los para o perigo que as notícias falsas representam, bem como para o seu impacto na vida das pessoas, das empresas ... da sociedade.

Com esta atividade pretendeu-se alertar os alunos para a necessidade de adotarem uma atitude critica em relação às informações, vídeos e fotos que circulam na net e para não contribuírem para a disseminação da informação falsa.

Dicas para identificar  Fake News

Não leias apenas o título, mas sim a notícia inteira.

Confirma a fonte e autoria. Deverá incluir o autor e data. Caso contrário, desconfia!

Pesquisa a mesma notícia na internet. Compara-a com outras fontes. Se for verdadeira, haverá certamente outras fontes fidedignas a noticiar a mesma informação. Se for uma notícia falsa, é provável que encontres informação sobre a sua falta de veracidade.

Para teres a certeza, pesquisa  também os factos citados na notícia.

Quebra a corrente da desinformação. Não partilhes notícias falsas.😀


Sem comentários:

Enviar um comentário