quinta-feira, 19 de maio de 2022

"Cabelinho vermelho e o lobo bobo" no Tarde com História

 A equipa da biblioteca escolar continua a desenvolver o projeto  “ Tarde com História” com alunos do 1º ano, da EB de Fojo e já tivemos mais uma sessão com estes meninos e meninas.😀  Esta sessão teve como objetivos trabalhar a expressão oral e o encadeamento das ideias, conduzindo-os à criação oral da história, de acordo com a sua   observação, criatividade e sentido crítico, treinando, simultaneamente a atenção e concentração.

Desta vez, escolhemos uma história diferente, apenas com ilustração e sem texto de suporte, intitulada “Cabelinho vermelho e o lobo bobo”.

A atividade começou com a projeção das imagens e os alunos foram “construindo” a narrativa, a partir do que observavam. Foram levados a identificar as três personagens e os diferentes espaços por onde passavam. De uma forma simples, fomos conduzindo os intervenientes a perceber pela expressão e postura da menina, do lobo e do avô o que estaria a acontecer, passando os jovens alunos a ser os “contadores” da história, a partir das ilustrações dadas.

Quase no final, parámos a projeção e propusemos que, cada um deles, desenhasse um desfecho para o conto. Seguidamente, registámos em cada trabalho o que tinham desenhado e colorido, solicitando a cada criança que nos dissesse uma pequena frase que retratasse o que tinha proposto como final para a história.

👍

Muito concentrados.👌

😍

Após esta tarefa, lemos as propostas dos alunos e, finalmente, projetámos o último slide da história trabalhada.

Para fazer a ligação com o conto tradicional “A menina do Capuchinho Vermelho”, que alguns alunos não conheciam, foi-lhes apresentado um vídeo com uma canção que conta a história tradicional: “As músicas da Carochinha, vol. 3 – Capuchinho Vermelho”.

Para finalizar este encontro, cantámos outra melodia “Eu perdi o Dó da minha viola” e a tarde acabou em beleza com muita música e animação.

As professoras Paula Baião e Luísa Loureiro



Sem comentários:

Enviar um comentário