sexta-feira, 13 de maio de 2022

Destaques na BE




Poesia-me de Álvaro Magalhães

Recomendado para o 6º ano de escolaridade e destinado a leitura orientada na sala de aula, Poesia-me, da autoria de Álvaro Magalhães, é um livro de poemas para leitores de todas as idades.

O que pede o livro de poemas ao leitor?
 “Abre-me e lê-me.
Devagar e também furiosamente.
Como quem ama.
Em troca, poesio-te.”

E o que pede o leitor ao livro de poemas?
“Oh, sim, poesia-me
enquanto é tempo e o tempo não vem.
Dá-me um grão de um grão de vento, um arco de ouro, um astro mudo, todas as palavras que uma palavra tem e poesia-me até ao fim do tempo, de tudo. Depois, também!”

O alfabeto dos bichos de José Jorge Letria 

 José Jorge Letria, autor distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais, apresenta nesta obra um conjunto de rimas divertidas para dar a conhecer aos mais novos animais de diferentes espécies. 

As Naus de Verde Pinho de Manuel Alegre

Prémio de Literatura Infantil António Botto.

Manuel Alegre apresenta aos mais novos um interessante poema sobre os descobrimentos onde narra a magnífica aventura de  um extraordinário Capitão que levou no coração o país a navegar. 


Palavras bonitas sobre contas de Valter Hugo Mãe 


Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, nesta maravilhosa obra, destinada aos mais novos, narra a história de dois amigos muito atentos e observadores que se unem num propósito comum: salvar o mundo.

 “Ela quer salvar o mundo através das contas, eu quero salvar o mundo com as palavras. A nossa maior diferença, como se pode reparar, não vem de ela ser menina e de eu ser menino, vem das ideias."



Os dois corvos de Aldous Huxley 

                     Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

 Assim que a senhora Corvo sai para fazer as compras do dia, os seus ovinhos são devorados por uma cobra gulosa. Descobre artimanha que o Senhor Corvo e o seu amigo Mocho Velho inventaram para recuperar os ovinhos.

O que aconteceu à minha irmã? de Simona Ciraolo 

Esta é a história  de uma menina que, muito intrigada com o comportamento da irmã adolescente, tenta desvendar a todo o custo este grande mistério. Identidades trocadas é a única explicação que a pequena narradora desta narrativa encontra para o facto de a sua irmã ter ficado de repente tão estranha.  

Rafaela de Margarida Fonseca Santos
                 Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Nesta aventura, com bonitas ilustrações de Inês do Carmo, Margarida Fonseca Santos apresenta-nos a Rafaela, uma menina invulgar, sonhadora e criativa, com uma imaginação tão poderosa que muitas vezes não é compreendida pelos outros. Em algumas situações, por exemplo na escola, os colegas e a professora não lhe dão ouvidos, tal como os seus pais, o que deixa Rafaela um pouco triste e sozinha. Nessas alturas, a menina esconde os seus próprios pensamentos, com receio de ser mal interpretada. Mas o que ninguém esperava é que graças à imaginação de Rafaela todos seriam salvos de uma situação absolutamente assustadora. Queres saber qual? Então procura este livro na biblioteca e mergulha nesta emocionante aventura e diverte-te!

Estranhóides de Eva Montanari

                     Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Qual a melhor maneira de fazer amigos quando se muda para um prédio novo? Espreitar os seus moradores pelo buraco da fechadura é o que nos desafia a descobrir o pequeno protagonista desta história, a quem os outros moradores do prédio parecem criaturas muito bizarras: há a menina dos muitos pares de óculos e a dos olhos de lua, o Bocacosida, a D. Chaleira... E, vistos através da fechadura, os seus hábitos são verdadeiramente estranhos… Até que um dia ele decide conhecê-los melhor…

Segredos de António Mota
                   Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O que faz a D. Florinda sair de casa? E o que traz o Eduardo na sua pasta? E porque enche o tio João tantos balões no terraço?
Quem gosta de segredos tem neste livro dez pequenas histórias que António Mota que farão as delícias até dos menos curiosos!

                                                    O Tigre que veio para o chá de Judith Kerr 

Recomendado pelo PNL, "O tigre que veio tomar chá" é uma excelente história tanto para ser lida em voz alta, como para leitura autónoma.
Sofia e a sua mãe preparam-se para tomar o chá das cinco, mas o lanche é interrompido quando alguém toca à campainha… Quem será?
Ao abrir a porta, deparam-se com uma visita inesperada: um grande tigre cor de laranja e atrevido. 

Não fiz os trabalhos de casa porque… De Davide Cali e Benjamin Chaud 

Nesta empolgante narrativa, destinada ao 2º ciclo, Benjamin Chaud e Davide Cali conseguem transformar um momento que é geralmente dominado pela tensão, numa ocasião de puro divertimento! É impossível fazer os trabalhos de casa quando um avião de macacos aterra à nossa porta. Além disso, os elfos esconderam todos os lápis..

A sereia e os gigantes de Catarina Sobral

 Nesta obra, Catarina Sobral, inspirada pela antiga lenda da Praia da Rocha, conta a história de dois gigantes – o Mar e a Montanha – que durante séculos de convivência nunca se haviam zangado. Porém, no dia em que uma Sereia chega sem aviso, o mar e a Montanha moveram céus e terra um contra o outro na esperança de conquistar o amor da bela Sereia.

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

O prédio onde a protagonista desta história mora tem sete andares e  em cada andar há uma porta um bocadinho diferente…
Enquanto sobe as escadas para chegar a casa, esta menina curiosa observa os pormenores, sente os cheiros e ouve os sons de cada andar.


Estes e outros livros estão à tua espera na Biblioteca Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário